Garota Audiovisual

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quarta-feira, 14 de julho de 2010

Yamaha LS9: uma console digital sob medida para aplicações em igrejas

Finalmente chegou! Recebemos em nossa igreja, cercada de muita curiosidade, dúvidas e insegurança, a nossa tão esperada console digital, uma Yamaha LS9-32. Compacta, fácil de usar e extremamente intuitiva, ela rapidamente se tornou o xodó dos integrantes do Ministério de Áudio e Vídeo da igreja, antes tão desconfiados com este tipo de tecnologia. É comum vermos, nestes dias, os oito membros do Ministério em volta da mesa durante os cultos, observando seu funcionamento. Sem dúvida foi uma aquisição que valeu cada centavo. E foram muitos centavos!
Apresentação

A LS9 é a mais nova console digital da Yamaha, projetada especialmente para atender ao segmento de pequenas e médias locações, restaurantes, teatros, pequenas casas de show e, logicamente, igrejas.

O fabricante disponibilizou duas versões da console: a LS9-16, com 16 canais físicos e possibilidade de expansão até 32, e a LS9-32, que possui 32 canais físicos e pode ter sua capacidade ampliada até 64 canais.
Para que o aumento de capacidade seja possível, é necessária a aquisição de placas de expansão (Yamaha MY16-AE) e dos pré-amplificadores analógico-digitais para microfones Yamaha AD8HR (figura 2). Modelos de pré-amplificadores de outros fabricantes, como o pré-amplificador Behringer ADA8000, também são compatíveis.
Bastante compacta, medindo 88,4 cm de largura, 50 cm de comprimento e 22 cm de altura, a LS9-32 pesa apenas 19,4 kg, podendo ser transportada tranqüilamente por apenas uma pessoa.

Características & Recursos

Para que vocês tenham uma idéia da variedade de recursos disponibilizados na mesa, cada canal apresenta controles para ganho de entrada, acionamento individual do phantom power, inversor de fase, equalização paramétrica de 4 bandas, filtro passa-alta (HPF) com excursão da freqüência de corte entre 20 e 600 Hz, panorâmico (para aplicações mono, estéreo ou LCR), dois processadores dinâmicos (gate, compressor, expansor ou ducking), insert (onde podem ser inseridos os efeitos internos da console) e 16 mandadas que podem ser configuradas, dentre outras funções, como auxiliares pre ou post faders. Todas estas funções podem ser visualizadas no display de cristal líquido .


Os canais apresentam também, de baixo para cima, faders motorizados de 100 mm, um botão para ligar ou desligar o canal (ON), barra de leds de 6 elementos para acompanhamento do nível do sinal, um botão de CUE (solo), e outro para a seleção de exibição dos parâmetros do canal no display (SEL).





Ao lado do display, há botões que permitem o acesso direto a diversas funções, tais como configuração da mesa, acesso ao gravador de MP3, cenas etc (figura 6). Há também um grupo de botões, chamados de USER DEFINED KEYS (figura 7), que podem ser configurados pelo usuário para exercer as funções que ele achar necessárias. Nós configuramos alguns destes botões como GRUPOS DE MUTE, uma função bastante útil.


A mesa possui 16 saídas OMNI (figura 8), que podem ser configuradas como auxiliares, matrix, LR e LCR. No caso da figura abaixo, estão definidas as saídas 15 e 16 como LR e as saídas 1, 2 e 3 como auxiliares para monitoração.


Os pré-amplificadores de entrada são, como costuma dizer nosso amigo Bersan, muito decentes e honestos, com excelente sonoridade e alta relação sinal-ruído. No entanto, um cuidado deve ser tomado: a LS9 não possui entrada de linha e se faz necessário a utilização de direct boxes para a conexão de instrumentos musicais e outros dispositivos tais como CD e DVD players.
Somente para relembrar... o direct box torna balanceados os sinais provenientes dos instrumentos musicais e compatibiliza o nível do sinal destes instrumentos (nível de linha) com a entradas XLR balanceadas da console (nível de microfone).
Fonte : http://www.somaovivo.mus.br
Autor: David Fernandes

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