Fotografar, filmar, editar, criar e escrever. Essas são algumas das muitas habilidades do repórter do setor de Internet da TV Globo. As tarefas fazem parte do dia a dia desse profissional, que precisa reunir diversas competências. Para ocupar o cargo, não basta fazer boas entrevistas e escrever bem. O novo profissional que a TV Globo procura precisa ser multimídia, com noções de fotografia, edição e captura de vídeo, além de estar sempre atualizado sobre novas ferramentas e possibilidades da internet que surgem diariamente.
Segundo a gerente de conteúdo de internet, da área de entretenimento, Bianca Kleinpaul, o profissional deve ser, sim, multimídia, mas sempre focado na função principal de um jornalista: escrever um bom texto. “A qualidade do conteúdo é tão ou mais importante quanto à forma em que o apresentamos. Vídeos, infográficos e aplicativos ajudam a enriquecer seu texto e a ‘prender’ o leitdor no seu site. O bom repórter de internet tem que estar atento a tudo isso, mas sempre focado na boa escrita”, explica.
Outro ponto importante no dia a dia de um jornalista da área da internet é a velocidade. Muitas vezes você apura uma matéria para ser publicada logo em seguida. “Mas sempre aliando qualidade do texto ao timing de atualização do site”, completa Bianca, que destaca ainda a criatividade como qualidade essencial para um jornalista da internet.

Quem é quem?
A internet da área de entretenimento da TV Globo abrange desde os sites das novelas, até os de programas como Domingão do Faustão, Caldeirão do Huck, Mais Você, TV Xuxa, Programa do Jô, Altas Horas e Video Show, passando por seriados e reality shows. Durante as edições do Big Brother Brasil, por exemplo, a equipe aumenta 30%. Para deixar os telespectadores bem informados, os profissionais exercem funções diferentes. Além dos editores de conteúdo web (repórteres que fazem as matérias do site), há os editores de home (que recebem as matérias e editam o site); editores de vídeo (responsáveis pela produção de vídeos exclusivos com elenco e bastidores, além de corte e publicação de cenas de novelas e programas); interatividade (moderação e ativação em redes sociais, além de chats ao vivo); web designers e profissionais da área de Produto (cujos principais papéis são definir estratégia de cada produto, desenvolver projetos e acompanhar a audiência).
Nenhum comentário:
Postar um comentário