AGC (Automatic Gain Control) dispositivo eletrônico existente no circuito de som das câmeras de vídeo, faz com que o som captado seja automaticamente ajustado para um determinado nível mínimo. Quando o som em um determinado ambiente muda para relativo silêncio, o dispositivo aumenta a amplificação do som captado existente até atingir este nível ou até que o ruído próprio do circuito apareça. Isto é equivalente a alguém controlar o botão de amplificação (volume) do som captado, aumentando-o sempre que o nível do som ambiente abaixa, para efetuar uma compensação e vice-versa.
Um efeito indesejável que ocorre normalmente com este circuito ativo (e a maioria das câmeras do segmento consumidor não permite desativar o circuito mudando o controle para manual) é que se o som repentinamente torna-se alto logo em seguida a um tempo de silêncio (ex. pessoa que começa a falar depois de um momento de silêncio), o circuito não tem tempo hábil para efetuar o ajuste do volume para baixo: consequentemente as primeiras sílabas soarão bem mais intensas do que o restante da frase.
alta impedância tipo de sinal elétrico utilizado geralmente com microfones do segmento semi-profissional e consumidor, mais sujeito a interferências do que o sinal do tipo baixa impedância.
atenuador dispositivo eletrônico utilizado para reduzir (atenuar) a intensidade de um sinal. Como exemplo, pode ser utilizado para converter um sinal do tipo line level em mike level, permitindo conectá-lo na entrada de microfone da câmera. É um dos tipos de conversores.
baixa impedância tipo de sinal elétrico utilizado geralmente com microfones profissionais, menos sujeito a interferências.
balanceado tipo de sinal elétrico utilizado geralmente com microfones profissionais, menos sujeito a interferências. Utiliza cabo com 3 conectores (cabo balanceado) onde dois conectores transmitem o mesmo sinal sonoro porém com fases invertidas e um terceiro faz o papel de terra. A inversão das fases elimina interferências recebidas pelo cabo em seu trajeto: imaginando-se o sinal como uma onda, se uma interferência é recebida no meio do trajeto no cabo, ela é recebida igualmente pelos 2 cabos, acarretando por exemplo um acréscimo na voltagem dos dois naquele ponto. Porém, os sinais, que trafegam com fase invertida pelos cabos, são invertidos novamente quando chegam no circuito eletrônico: a interferência fica então como um acréscimo de voltagem em um cabo e um decréscimo no outro, com mesma intensidade. O circuito soma sempre a voltagem dos dois, o que acarreta um cancelamento da interferência causada. Ao contrário, os sinais sonoros não são afetados, simplesmente são invertidos duas vezes:

No desenho acima, os sinais à esquerda trafegam pelo cabo com fase invertida. O cabo recebe uma interferência externa no ponto (A): os dois sinais são afetados da mesma maneira. O setor de entrada do circuito no qual o cabo é conectado (B) inverte a fase do segundo sinal. Resultado: os sinais de som agora possuem mesma fase, porém o ruído ficou com fase invertida. Em (C), os dois sinais são somados, resultando em um sinal mais intenso e livre da interferência causada em (A).
Em sua ponta, existe um conector de 3 pinos, denominado conector XLR, também presente nas câmeras profissionais. No entanto, com o uso de um adaptador do tipo transformador de impedância é possível conectar ao mesmo o plug XLR transformando o sinal balanceado em um sinal desbalanceado com um conector do tipo 1/8 pol mini-plug / mono na ponta, comum em câmeras que não possuem entrada para conexão XLR. Além do conector do tipo XLR, também pode ser encontrado neste tipo de cabo o conector de 1/4 pol / estéreo.
Os condutores que transmitem o sinal sonoro são os mais internos ao cabo - na verdade este cabo é semelhante ao cabo desbalanceado, porém com um condutor interno a mais, um ao lado do outro, cada qual envolto por sua camada plástica isolante. Envolvendo este 2 condutores existe uma malha metálica trançada - o terceiro condutor, cujo papel é proteger os condutores externos das interferências externas.
Cabos deste tipo, quando utilizados com microfones de baixa impedância podem ter extensões de até 300 metros sem perda significativa de qualidade no sinal transmitido.
band-pass filter combinação dos filtros low-pass filter e high-pass filter, permitindo especificar uma faixa de frequências para o sinal de áudio: acima do seu limite superior e abaixo do seu limite inferior todas as frequências são eliminadas.
bass-cut filter o mesmo que high-pass filter.
bidirecional tipo de microfone cuja área de sensibilidade situa-se em ambos lados do mesmo: com o formato de um oito deitado, capta sons provenientes dos lados porém quase nenhum proveniente da parte frontal ou traseira:

Pode ser usado em entrevistas de estúdio (tipo talk-show), onde um lado fica apontado para o entrevistado e outro para o entrevistador.
boom (vara de boom, fish pole) haste longa com um microfone na ponta, manuseada por um assistente de modo que o microfone fique próximo das pessoas falando porém fora da área de visibilidade no monitor da câmera. Geralmente o tamanho da haste pode ser ajustado, alongando-a ou retraindo-a. Possui ainda fixadores para o cabo do microfone e isoladores elásticos em sua ponta para proteger o microfone de ruídos decorrentes da manipulação do boom. Existem também booms com hastes não ajustáveis, onde o cabo do microfone é fixo ao mesmo através de fita adesiva. Outros, mais sofisticados, possuem mecanismos que permitem direcionar o microfone a partir da base do boom.
Geralmente utilizado com microfones do tipo direcional ou instrumental, embora os do tipo shotgun (ou mesmo de lapela) também possam ser afixados ao mesmo.
boundary mike o mesmo que PZM.
cabo balanceado tipo de cabo utilizado para transportar o sinal balanceado:

este cabo é formado por uma camada plástica externa (a), que envolve uma camada interna metálica (b), em formato de tela de fios trançados (para conferir flexibilidade ao mesmo); esta camada é a blindagem. Sua função é proteger a parte interior do cabo de interferências eletromagnéticas externas; sem a mesma, estas seriam todas captadas pelo cabo, que é exatamente o que ocorre em uma antena, que nada mais é do que um cabo sem blindagem. A blindagem é necessária nesses cabos, através dos quais trafegam sinais balanceados, porque este tipo de sinal é muito fraco, portanto necessitando proteção. Esta proteção pode ser maior ou menor, dependendo de sua qualidade (quantidade de fios na malha por exemplo), porém por melhor que seja ainda assim nunca será perfeita: campos eletromagnéticos extremamente intensos ainda conseguirão atravessá-la.
Em seu interior existem 2 cabos, (c), também envoltos por camada plástica dentro das quais existem os condutores (d) que transmitem o sinal balanceado. Este sinal, no caso de microfones transmitindo sinal balanceado, é um sinal mono. Porém este mesmo tipo de cabo também é utilizado em outras aplicações, como a transmissão de um sinal elétrico estéreo entre equipamentos de som. Neste caso os condutores (d) transmitem os sinais correspondentes aos canais esquerdo e direito.
cabo desbalanceado tipo de cabo utilizado para transportar o sinal desbalanceado:

este cabo é formado por uma camada plástica externa (a), que envolve uma camada interna metálica (b), em formato de tela de fios trançados (para conferir flexibilidade ao mesmo); esta camada é a blindagem. Sua função é proteger a parte interior do cabo de interferências eletromagnéticas externas; sem a mesma, estas seriam todas captadas pelo cabo, que é exatamente o que ocorre em uma antena, que nada mais é do que um cabo sem blindagem. A blindagem é necessária nesses cabos, através dos quais trafegam sinais desbalanceados, porque este tipo de sinal é muito fraco, portanto necessitando proteção. Esta proteção pode ser maior ou menor, dependendo de sua qualidade (quantidade de fios na malha por exemplo), porém por melhor que seja ainda assim nunca será perfeita: campos eletromagnéticos extremamente intensos ainda conseguirão atravessá-la.
Em seu interior existe um cabo, (c), também envolto por camada plástica, dentro da qual existe o condutor (d) que transmite o sinal desbalanceado. Este sinal, no caso de microfones transmitindo sinal desbalanceado, é um sinal mono. O mesmo tipo de cabo também é utilizado em outras aplicações, como a transmissão de um sinal elétrico mono entre equipamentos de som.
cabo óptico , normalmente utilizados em home theaters (na conexão entre a saída de áudio de um DVD player e a entrada de um receiver por exemplo) transmitem áudio através de pulsos de raios de luz. Construídos em fibra óptica, constituem-se em um meio de transmissão digital semelhante aos cabos comuns deste tipo, onde a transmissão se faz através de variações de voltagem (alta / baixa) para representar os "1"s e "0"s do sinal digital. O sinal de áudio codificado dessa forma e utilizado nesses cabos é o S/PDIF (Sony / Philips Digital Interface), proposto no início da década de 80 com o lançamento do CD-Audio.
No caso do cabo óptico, ao invés dessas variações tem-se um fluxo de pulsos de luz (aceso / apagado ) para representar também os "1"s e "0"s. No lado do emissor tem-se uma luz do tipo LED piscando na frequência desses pulsos e no lado do receptor, uma célula foto-elétrica que "lê" essas variações de luminosidade convertendo-as em pulsos elétricos de voltagem alta / baixa. O sistema foi proposto pela Toshiba também no início da década de 80, com o nome comercial de Toslink, visando um modo de transmissão via cabo imune a interferências eletromagnéticas e problemas de contato elétrico nos terminais devido à corrosão. Suas primeiras versões apresentavam ainda problemas de qualidade na transmissão do áudio, devido a imperfeições na construção das fibras ópticas, agravadas com restrições à flexibilidade no cabo e imperfeições nas minúsculas lentes existentes nas suas extremidades, fatores estes que posteriormente foram solucionados com aprimoramentos na sua industrialização.cardióico tipo de microfone direcional cuja área de sensibilidade, situada à frente do mesmo, possui o formato de um coração, daí o nome 'cardióico':

Como ele rejeita sons provenientes da região traseira do mesmo, concentrando sua sensibilidade em uma direção principal, à sua frente, também é chamado unidirecional. Por possuir um mecanismo interno de seletividade de sons, geralmente tem maior custo do que o microfone omnidirecional.
Mais informações www.fazendovideo.com.br
Fonte e Autor : http://www.fazendovideo.com.br/vtsom.asp
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