Garota Audiovisual

Garota Audiovisual

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Microfones Parte 1.1

 Introdução aos Microfones (I)
Índice de Matérias parte I

1- Introdução
2- O que é um microfone?
3- Tipos de microfones
4- Dinâmicos
5- Condensadores

  1-Introdução

O mundo dos microfones é extenso e nada fácil de compreender, devido a uma grande variedade de tipos, modelos e marcas existentes hoje em dia no mercado. Todos eles giram em torno das mesmas características, + ou - 3 dB (+ ou - ganho em certas freqüências), sensibilidade ( + ou - captação segundo intensidade), qualidade , resposta de freqüência, etc.

Nestes 4 capítulos trataremos de explicar as bases e passos básicos para poder utilizar corretamente o microfone em um HOME STUDIO atual (coisa nada fácil), haja vista a existência de uma grande variedade de instrumentos a serem gravados, condições acústicas as quais deverão ser adaptadas, material diverso de gravação que dispomos e material de reprodução e uma variedade enorme de microfones. Por isso iremos generalizar em quase todos os assuntos que serão expostos e trataremos de aplicar partes comuns a uma mesma definição.


 1.1 O que é um microfone?

Microfone é o termo genérico que usamos para falar dos elementos que transformam a energia acústica, (som - fonte origina: guitarra, voz), em energia elétrica, (um sinal de áudio - seja Digital ou analógico).
 O microfone é um tipo de transdutor, um dispositivo, que transforma energia de uma forma a outra.
 Ou seja, estas teorias afirmam que o microfone se usa para amplificar um sinal de áudio original, o qual reproduziremos ou copiaremos para outra por meio de dispositivos elétricos, considerando que nunca voltarão a ser como eram originariamente (por melhor que o computador seja, nunca se conseguirá o som original que a fonte emite), ou seja, não existe o micro perfeito e nunca reproduziremos o som original da fonte, mas dependendo do computador conseguiremos mais qualidade.

Tudo aquilo que nos cerca, o que vai afetar a gravação, deve ser levado em consideração para a escolha do microfone, a ambiente, cabos, mesa, conversores, dinâmica, acústica da sala de captação, etc…

Ou seja, que ao adquirir um microfone ou qualquer componente de nosso estúdio teremos que levar em consideração que todos os elementos do estúdio sejam semelhantes uns aos outros já que apesar de comprarmos uma excelente microfone, ou registro do som não dependerá somente da qualidade desse microfone, e sim de toda a cadeia de registro sonoro que possuirmos.
2- Tipos de microfones

Dito isto, afirmamos que a qualidade gerada de um microfone em sua representação elétrica do som depende em grande parte do:
 Método em que se faz a conversão de energia
 Em outras palavras, a depende do tipo de microfone, ou seja, da membrana que ele utiliza. Historicamente tem havido muitos modos de captação do som e hoje em dia existem no mercado uma grande variedade de tipos de microfones e uma grande parte desta pode ser usada em uma mesma situação.


Os 6 tipos de microfones que existem na atualidade são:
· DINÂMICOS
· CONDENSADOR
· CONDENSADOR – ELETRETO
· FITA
· CARBONO
 . PIEZO-ELÉTRICO

Destes 6 tipos de microfones, os mais usados (mais ou menos 95 %) e os que com certeza você ouviu mais são os dinâmicos e os de condensador, dos quais faremos uma pequena introdução antes de adentrarmos a fundo em todos os tipos de microfone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário