
Saber superar desafios e ter a capacidade de implantar soluções tecnológicas para que novelas, programas, seriados e telejornais cheguem aos telespectadores com uma alta qualidade. Você sabe de quem é esta responsabilidade dentro da TV Globo? Não? Então, está na hora de conhecer a Área de Engenharia de Projetos.
“Responsável por desenvolver os conceitos tecnológicos, especificar sistemas e implantá-los para que possam ser operados pelas áreas de Entretenimento, Jornalismo e Esportes, a área de engenharia de projetos conta com mais de 70 profissionais entre técnicos e engenheiros que criam toda a infraestrutura técnica para que o conteúdo da Globo chegue até você com o máximo de qualidade”, explica o diretor da área Paulo Rabello.
Então, para se sobressair nesta área da emissora, o profissional deve ser curioso, receptivo a novas idéias, focado em prazos, interessado em trabalhar por resultados e ser integrador, sabendo transformar o que está no papel em algo real. Além disso, para fazer parte da equipe de Rabello, é preciso ter uma boa qualificação técnica para promover soluções, formação acadêmica em Engenharia Eletrônica ou Engenharia de Computação, ter potencial para aprender e capacidade de enfrentar desafios. Liderança é fundamental, assim como poder de persuasão, negociação e boa capacidade de relacionamento interpessoal.
Paulo Rabello é um exemplo de valorização de talentos pela emissora. Entrou como estagiário e, atualmente, é o principal responsável por uma área fundamental para a programação da TV estar no ar. E não foi só ele. “Na área de projetos, todos os gestores atuais começaram na empresa como estagiários. Isso mostra que com comprometimento e vontade de trabalhar, o funcionário pode crescer profissionalmente. E esta é uma característica da empresa em geral”, comentou.
Mas como funciona a Área de Engenharia de Projetos na prática?
Sempre que surge um novo desafio, seja ele o Rock in Rio, uma nova edição do Big Brother ou um novo programa que necessite de investimentos, por exemplo, os engenheiros de projetos têm reuniões com os responsáveis pela produção do evento/programa para saber como será a cobertura técnica. Com uma lista de especificações, os profissionais já começam o trabalho para avaliar quais recursos e tecnologias serão utilizados, criando todo o formato para que o sistema seja implementado. Os engenheiros participam de todas as etapas do processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário